segunda-feira, 16 de junho de 2014

O PREÇO DE SE BUSCAR A GLÓRIA DE HOMENS

por Inajá Martins de Almeida


“... e o povo clamava: É a voz de um deus e não de homem! (At. 12:22)

A fio de espada Tiago é sacrificado. Pedro é colocado em cárcere. O povo se alegra. O rei se exalta.

Bom é quando, ao lermos a Palavra de Deus nas Escrituras, podemos observar mandos e desmandos do poder. 

O mesmo povo subjugado é o que exalta: 

- “é a voz de um deus...”

Melhor ainda, sabermos e sermos alcançados pela graça que nos fora dada pelo sacrifício maior do único que disse ser o “Caminho, a Verdade e a Vida”. Aquele que jamais para si quis a glória dos homens. Aquele que se revestiu como um de nós. Aquele que sobre si nossas dores carregou – Jesus.

O madeiro não lhe servira de afronta. Consumado estava o domínio da mentira. A Verdade prevalecera.

- “Graças te dou ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.” (Mt 11:25)

Podemos tecer o cenário. Gritos ensandecidos. Multidão em desvario. O deus cegara o entendimento de muitos, mas havia os que se prostravam em quatro paredes, confinados, a declinar orações incessantes a Deus, quando...

 “No mesmo instante, um anjo do Senhor o feriu, por ele [Herodes] não ter dado glória a Deus; e comido de vermes expirou”. (At. 12:23)    

Entretanto, no mesmo instante em que o poder é deitado por terra, ante vermes a lhe corroer entranhas, “orações incessantes a Deus por parte da igreja” repicam;  correntes são quebradas e Pedro, guardado em cárcere, sob severa escolta de quatro soldados, livre, levanta-se depressa e se dirige à casa de Maria mãe de João Marcos.  

A história narra três Herodes:
  • Herodes, o grande, responsável por muitos crimes, inclusive a matança de inocentes após o nascimento de Jesus;
  • Herodes Antipas, movido por caprichos da esposa e sobrinha manda executar João     Batista;    
  • Herodes Agripa, não menos sanguinário que os outros da sua descendência, ordena a   morte de Tiago e encarcera Pedro.
Todavia, à sombra de um passado sombrio e sanguinário, apenas ruínas, enquanto  que  "a Palavra do Senhor cresce e se multiplica” (At 12:24) em todo o planeta. 

Alerta! 

É chegado o tempo. Momento de endireitar o Caminho. Não aceitar glória de homens. Debater aquele que vem em seu próprio nome. Não dar glórias uns aos outros, antes buscar a glória que vem do Deus único. Porque somente Ele nos conhece...    

- "Eu não aceito glória dos homens, mas conheço vocês. Sei que vocês não têm o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitaram; mas, se outro vier em seu próprio nome, vocês o aceitarão. Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?" (Jo 5:41-44)


Disse Jesus e nós o que podemos dizer?

O que vale buscar a glória de homens!


"Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas vos serão acrescentadas"  (Mt 6:33)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...