segunda-feira, 8 de outubro de 2018

JESUS CHOROU... E EU CHOREI! POR QUÊ?

por Inajá Martins de Almeida 

Jesus chorou! Por quê? Por quem?

 O choro pode durar uma noite... Mas com a manhã a alegria vem. (Sl 30:5)

Pela primeira vez em minha vida, algo me fora estarrecedor: - num momento me vi a chorar e lamentar sobre minha própria situação; a circunstância que me envolvera me dera profundo pesar e chorava copiosamente, não pelo outro, mas por mim mesma.

Jesus chorou pelos amigos – Lázaro, morto há quatro dias e pelas irmãs, Marta e Maria, desamparadas.  A situação constrangedora o levara as lágrimas, ao ponto de serem notadas:

- “Vejam como ele o amava?” (Jo 11:35/37)

Outra vez olha a cidade – Jerusalém – e chora e clama:

- “Ó Jerusalém, Jerusalém, que assassinas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha acolhe os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes! (Mt 23:27)

- “Ah! Se tu compreendesses neste dia, sim, tu também, o que traz a paz! No entanto agora isto está encoberto aos teus olhos... porque você não re conheceu a oportunidade que Deus concedeu”. (Lc 19:41-44)

Adentro a Palavra e não encontro menção ao choro por si mesmo. Muito embora lamentos sim:

Jó escarnece sobre o dia do seu nascimento em vários momentos de sua lida sinuosa... (3:1/26);
 Jeremias maldisse o dia do seu nascimento também... (Jr 20:14/18)

Eclesiastes, capítulo 7, alerta-nos sobre dias sobre opressão, tristezas, lutos... Extremas incoerências; comparações...

Todavia, eis que chega à conclusão: -

- “Deus fez os homens justos, mas, eles foram à busca de muitas intrigas”. (Ec 7: 1/29)

Davi e seus 600 valentes prantearam a cidade incendiada e saqueada, suas mulheres levadas em cativeiro.

Prantos e prantos, choros e lamentos encontramos por toda a escritura, mas em meio a tantos temores há momento de chorar e há momento de lutar e eis que me valho dessas passagens para estancar a dor que invadiu minha alma.

Por instante, ante aquela notícia de dor, aquela doença que sobreviera àquele companheiro forte, que julgara intangível, quedou-me ao lamento forte e me senti prostrada a chorar pela solidão que em breve assolaria corpo, alma e coração.

E a mente me sobreveio Jesus a chorar por Lázaro, por Jerusalém. Eu a chorar por mim. Sim...

Poderia estar a chorar por meu companheiro, inerte num leito de hospital, mas, entretanto, encontrei-me a chorar por quem? Por mim. Sim! Por mais estranho que possa parecer.

 Chorei por mim, desamparada que me sentia de pai e mãe – ausência que se faz latente em todos os momentos.

Chorei por mim, pela impotência de lutar a causa que já se apresentava perdida.

Chorei pela pequenez da fé que se abriu em minha mente. Enfim... Chorei o pranto de criança que nem ao menos sabe o porquê e para que tanto choro que se fez abafado.

Chorei! E chorei, também, porque percebi que o meu Senhor chorou por mim e, nesse instante, cessaram-se minhas lágrimas, meu pranto de mim se apartou e pude perceber que, em meio ao meu sentir choroso e melancólico, o choro pode durar uma noite, mas ao nascer da manhã a alegria veio me consolar.






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...