terça-feira, 15 de janeiro de 2019

TRANSFORMAR SONHOS EM PROJETOS

Apontamentos de Inajá Martins de Almeida sobre Lc 15:17-20
a partir da pregação do padre Léo
https://www.youtube.com/watch?v=saQxE8hDO6k

Esses últimos meses me têm sido de muita reflexão, não que os demais não o foram, entretanto, acontecimentos adversos aos sonhos e projetos traçados, levaram-me a questionar de forma a mais inusitada possível. Fora dos meus planos traçados a morte me surpreendeu e a ela - ao sentido de morte - detive-me tempo demorado ao entendimento, através de leituras, de vídeos, de conversas entre amigos e mais.

Percebi que quando Deus nos dá a prova Ele nos manda entendimento.  

"E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não". Dt 8:2


E nessas pesquisas, eis que deparo-me com o filho pródigo, quando à vista da pregação passo a olhar e apontar pontos vários aquém da palavra do pregador. Era padre Léo que dissecava o filho a solicitar a herança, enquanto atento para a indelicadeza do filho a:  

1. ansiar a saída da casa paterna

2. almejar, requerer e lhe ser dada toda a herança paterna

Ao requerer a herança dou a conotação de que o pai fora colocado numa berlinda e percebo quantos a dizerem não pedir o próprio nascimento, ofensa essa não somente ao pai físico mas ao eterno que nos criou a sua imagem e semelhança, para que povoássemos a terra.

Ao requerer a herança, passo a imaginar nossa época presente; o filho a intimidar o pai a lhe dar conforto - casa, comida, roupa lavada e passada, escolas das melhores, carros de luxo... muito mais...

Ao requerer a herança em bens materiais, o filho  se coloca na posição de merecedor daquele patrimônio que, quiça, jamais participou em sua composição.

Ao requerer a herança, sob minha ótica, o filho esboça o sentimento de querer ganhar o mundo, sair da casa paterna, caminhar com as próprias pernas, escolher por si o caminho a trilhar, não que isso não lhe seja bom, que não lhe seja permissível, desde que propósitos sejam agregados ao sentido de vida saudável e plena, nos parâmetros de Deus.

Poderia ser uma história como tantas outras em que vemos filhos partirem em busca de seus sonhos - faculdades, casamentos, empregos, cidades, países - porém, o que vemos quantas vezes, são caminhos equivocados, errados; sonhos despedaçados, projetos que não se cumprem. Filhos que, como o pródigo das Escrituras não multiplicam heranças, antes apenas fazem uso indevido das expensas recebidas do pai.

Será que podemos nos enxergar no filho pródigo? Sem dúvida todos o somos. Fruto da desobediência. Da mentira. Da omissão. Do pecado. Entretanto, alguns poucos a almejar a compaixão do Pai. 

Provavelmente cada um de nós tem dentro de si questionamentos os quais podem nos irmanar ao personagem que, em dias atuais, pode ser encontrado em todos os cantos do planeta.

Todavia, aquém dessas reflexões a parte, outras mais, e que me motivaram as linhas, baseiam-se em sonhos e projetos. 

Imagino que o sonho e o projeto do filho pródigo da história estava em desacordo com o pai, assim como tantos em dias atuais. Pais que buscam traçar linhas mais seguras a filhos que não se enquadram nesses planos.

Mas o que me fica ao final, fora que o filho, ao cair em si, a se olhar para dentro pensa no pai que distante ficara e busca a reconciliação.

Aqui me detenho tempo mais prolongado; salta-me então questões intrínsecas no texto, como:

- caindo em si
O filho pode olhar para dentro de si e perceber que sua consciência gritava pelo pai; ansiava pelo perdão do pai, assim não se refugiou em seu próprio calabouço, antes buscou desfazer o mau que causara no coração afetuoso do pai que pudera lhe entregar tudo que lhe fora devido como filho.

- levantar-me-ei
Essa atitude me soa significativa, pois quantas vezes nos encontramos prostrados em questionamentos vários e as forças nos distanciam do movimento, do passo derradeiro, mas pode o filho entender que chegado era o momento de se levantar, abdicar daquela situação de escravo a que sua própria atitude o levara. Nem o comer a lavagem dos porcos lhe era permitido. O fundo do poço chegara para aquele jovem... 
Será que não chega para tantos outros em nossa era?

- por-me-ei a caminho
Questão imperativa. O regresso. A jornada que não se fará tranquila; ao partir da casa paterna, traz consigo todos seus pertences - sua fortuna o acompanhava -  agora mãos vazias, apenas a esperança e a certeza de que na casa do pai, ainda que fosse tratado como empregado, teria uma vida mais digna e regalada do que a que o mundo lhe pode oferecer. 

- irei ter com meu pai
O questionamento lateja sua mente e o faz rever tópicos que permaneceram em aberto. Volta-se ao entendimento de revisitar esses espaços e solicitar perdão pelas faltas cometidas quando, então, resoluto opta por mais um passo, o derradeiro nessa jornada.

- levantando-se foi em sentido a casa paterna
Não se percebe o tempo, o cansaço, apenas a esperança que almeja o reencontro e um coração que pulsa arrependido a espera do perdão, quando a distancia se abrevia ao ver o pai que se mantivera no aguardo, movido de compaixão, pode abraçar o filho com a mesma paixão que o vira partir.

Não mais se ouviu as palavras do filho, mas a ordem do pai a seus empregados, para que a melhor veste e a melhor comida lhe fosse ofertada, uma vez que o filho que se perdera, que se distanciara da casa paterna, caiu em si e voltou. 

Com que paixão o Pai o aguardou, com que paixão o Pai nos aguarda. 

Eis a questão neste momento em que ao escrever me vi envolvida em muitas cenas qual o filho que se conta. 

Carregamos em nós esse personagem:  queremos nossa liberdade, queremos conquistar o mundo com nossa força física, queremos participar das ilusões que nos ofuscam mente e alma, enfim, almejamos participar das ciladas que caminhos torpes nos inspiram. Entretanto, a segurança que a servidão, a obediência, o aconchego de pai nos proporciona,  faz com que caiamos em nós, ávidos pelo perdão, pela compaixão do Pai misericordioso e fazemos o caminho inverso - retornamos a casa paterna.

Se nesta manhã fora padre Léo a me tocar com suas palavras de ordem a que sempre me refiro e de que tanto me valho para meu viver cotidiano, a transformação de sonhos em projetos, pude nestas linhas encontrar a meada do entendimento de que o distanciamento da casa paterna não pode acalentar nossos sonhos, tampouco transformá-los em projetos, porque "sem Deus nada podemos fazer". (Jo 15:5) 

E, se envolta ao retorno a casa paterna, pude em sonho contemplar aquele que me antecedera ao Pai, nesses quatro meses de ausência, bem o sei que com a mesma paixão braços abertos me aguardam num dia qualquer de um ano que não podemos prever.

Amanheci entre sonhos: um com meu companheiro de jornada nesses últimos 12 anos - Élvio - outro o encontro da mensagem que me detivera tempo prolongado a compor essas linhas.


__________________________

O padre Léo em suas palavras acrescentou algo interessante com  relação a sonhos e projetos:


1º) Meta 

O que eu quero


2º) Objetivo 

Por que – motivação

- Para que eu quero - alvo


3º) Propósito

- Como e o que fazer para chegar lá



Sonho – vislumbrar, imaginar


Projeto – concreto – projetar (pro jetar – lançar no papel) 

________________________


Manhã de 15/01/2019 - Quatro meses me distanciam de ti Élvio, mas tua presença tão singular em sonho neste dia, onde mais uma vez pude reiterar meu amor por ti, deixou meu coração leve e meu dia repleto de sonhos para sonhar e projetos para projetar. Ao dizer eu te amo, verdadeiramente te amo, pude perceber a força do amor latente a me libertar. Logo mais a mudança física de espaço irá requerer de mim planejamento, sem sua presença. Agora aquele jardim que tanto nos inspirava, fará parte dos meus dias futuros.  


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...