domingo, 14 de fevereiro de 2010

JOSÉ: rejeitado e aclamado

Relendo a história de José, percebemos que Deus jamais deixa de exaltar aquele que lhe é temente e fiel.

José fora humilhado, invejado, renegado pelos seus irmãos, vendido como escravo, ainda jovem, entretanto, soube esperar, soube confiar. Quem sabe até teve momentos de ira, de medo, de desespero, com nós também o temos, mas confiou, sabendo que Deus o livraria e o exaltaria. Melhor ainda, aqueles que o desprezaram, foram colocados em sua presença, sem que houvesse represaria de sua parte.

Será que nós agiríamos dessa forma? Será que não iríamos querer passar a limpo as frustrações e adversidades a que fôramos submetidos?

José foi honrado, a tal ponto de lhe ser concedido um alto cargo junto ao rei do Egito. Por saber confiar Deus o aclamou aonde seus irmãos jamais poderiam supor – em território inimigo. Seu pai ainda vivo, pode encontrar-se com o filho e após o desenlace, receber favores quanto ao seu sepultamento em terra pátria. “Ele deu ordem aos médicos que estavam a seu serviço para embalsamarem o corpo de seu pai”.(Gn 50-2)

Revendo nosso passado, podemos perceber que a mão de Deus está presente naquele momento em que mais nos sentimos desencorajados e desamparados. Julgamos, muitas vezes, estarmos caminhando no árido deserto, mas quando avançamos o tempo, percebemos que Deus nos exaltou, quer através de nós mesmos, quer através de um ente querido. Assim, jamais devemos desfalecer. Jamais devemos deixar de agradecer e confiar.

Homens do passado, não são diferentes de homens do presente. Deus falou com eles; pediu-lhes que fossem “fortes e corajosos” (Js 1:9), pede-nos também. Melhor ainda, abençoa a última parte de nossa vida, muito mais do que a primeiro, como o fizera a Jó que, por orar por seus amigos, alcança favor de Deus (Jó 42:10/16).

José no lugar mais improvável, brilha e alcança honrarias de Deus. Talvez nem ele mesmo pudera imaginar que iria tão longe assim, ao ocupar cargo de mando junto ao império grandioso daquele tempo.

Nós também, muitas vezes, não imaginamos que Deus quer o melhor desta terra para nós, mas nossos oponentes querem nos fazer acreditar que não somos merecedores.

O preço foi pago. Hoje temos conhecimento que fomos comprados pelo sangue de Jesus. Temos valor. Não se paga um preço tão alto, por algo que não se justifique.

É bom seguir a Jesus Cristo, nossa única rocha. José confiou, a nós resta também a Ele nos entregar e glorificar seu santo e poderoso Nome, agradecendo a misericórdia do resgate.



Leitura Bíblica Gênesis capítulos 37 à 50
Texto de Inajá Martins de Almeida

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...