por Inajá Martins de Almeida
Instigou-me sobremaneira a proposição do prof.
Enzo, em sala de aula, quanto ao significado do cantar do galo na negação de
Pedro.
Confesso que essa questão sempre estivera presente
em meus pensamentos de forma interrogatória. Agora interrogativa.
No primeiro momento, vali-me da releitura dos
textos. Abstraí questões, despercebidas em leituras anteriores. Imediatamente aventurei-me
às linhas.
Apontamentos começaram alinhavar retalhos de palavras,
do texto ao contexto. Ovelhas. Rebanho. Esta noite. Vigília. Seguir de longe. Aquecer
ao fogo. Na calada da noite. O
escandalizar. O negar. O sono pesado. O despertar. O choro. O cantar do galo. O
ressoar. Outro mais.
Às mãos, faltavam-me bibliografias. Porém, a
internet - a galáxia cibernética – me encaminharia à tese.
“A verdade
sobre o “Canto do Galo” no episódio da Negação de Pedro” – estudo do teólogo e pastor Carlos Augusto
Vailatti - a partir de então iria ocupar minhas noites de sono. Pontuar
retalhos. Alinhavar palavras. E me alegrava ante o universo das descobertas. “Conservar crenças”. “Temer interpretações”...
Era o texto que me chamava. Ao texto adentrava. O contexto complementava.
A “interpretação
alternativa”. Os “elementos
linguísticos, contextuais, culturais e históricos” aguçavam minha mente. Logo
os registros se fariam necessários.
MATEUS 26:34
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MARCOS 14:30
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LUCAS 22:34
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JOÃO 13:38
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Disse-lhe Jesus: em verdade te digo
que nesta noite, antes do galo cantar, três vezes me negarás
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E lhe diz Jesus: Em verdade te digo
que tu, hoje, nesta noite, antes de duas vezes (o) galo cantar, três vezes me
negarás
|
Mas ele disse: digo-te, Pedro, não
cantará hoje (o) galo até que três vezes negues me conhecer
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Responde Jesus: a tua vida por mim
darás? Em verdade, em verdade te digo, de modo nenhum (o) galo cantará até
que negarás a mim três vezes.
|
Do texto, pontuava os tópicos à minha
inteligibilidade. Transcrevia tópicos.
1)
Todos os
Evangelhos são unânimes à tripla negação
2)
O termo “Nesta noite” aparece em Mateus
e Marcos
3)
O adjetivo
adverbial de tempo - “Hoje”
– aparece em Marcos e Lucas
4)
Detalhes da
tripla negação - Antes do cantar – em Marcos
5)
Esclarecimento
sobre o significado da negação - ...”negues
me conhecer” – Lucas
6)
Pedro é
questionado : “A tua vida por mim
darás?” – somente em João
7)
Variações
verbais
O “lugar”
onde Pedro se encontrava. “O cantar do
galo” me enredava mais e mais ao estudo. Fantástica viagem!
À dissertação em tela, enumerada era de forma
sucinta:
1)
A casa do
“Sumo Sacerdote estava no centro de Jerusalém”, para poder demonstrar a
inexistência de galinheiros naquela localidade.
2)
Divisão do dia
em período de três em três horas sendo:
- primeira vigília das 18 às 21 horas
– termo também abreviado pelos judeus por “tarde”
- segunda vigília das 21 à meia noite
– pelos judeus “meia noite”
- terceira vigília da meia noite às 3
horas – “canto do galo” expressando o
final da 3ª vigília
- quarta vigília das 3 às 6 horas –
“de manhã”
3)
Uso de
latinismos – expressões latinas – utilizada pelos romanos
- primum gallicinium – primeiro toque
da trombeta – período entre a meia noite e 3 horas da madrugada
- secundum gallicinium – segundo toque
da trombeta – período entre as 3 da madrugada e 6 horas da manhã (o primeiro e
segundo toques de trombetas emitidos na fortaleza Antonia)
- “gallicinium” – cantar do galo
4)
Emprego de palavras
em grego tal qual - foneo – ressoar
E compactuava o autor e também me perguntava:
Poderia então o “galo cantar”, ou a “trombeta
ressoar”? Teríamos a compreensão literal ou metafórica do texto?
Percebia que a tese não engessava o pensamento. A
interrogação vislumbrava pontos. Linhas convidavam ao embarque. Podíamos viajar.
Era o momento em que minha imaginação buscava as linhas em alinhavos de
palavras quando...
Jesus alertara Pedro e os discípulos.
“Esta noite
todos vós vos escandalizareis de mim porque está escrito: ferirei o pastor e as
ovelhas do rebanho ficarão dispersas... (Mt 26:31-35)
Pedro e os demais questionavam o não negar. O não
se escandalizar. Não foi o que percebemos do texto. Uma. Duas. Três. Poderia
ser também o alerta para os tempos atuais? Você conhece esse homem?
Independente da resposta, Jesus sabia. Jesus
sempre sabe. Três vezes alertados à vigília, pesado e profundo sono os
abateria. E voltariam a dormir. E Sua alma se entristecia à morte. Antes que duas
vezes o galo cantasse, três vezes Pedro o negaria. E O negou. O galo cantou? A
trombeta soou ou ressoou?
Eram as ovelhas que ainda “esta noite” – durante a
vigília – estariam sem Pastor. O rebanho quem, sabe se faria disperso. À
distância Pedro – de longe – temeroso, assustado, seguia aquele que jurara
jamais abandonar. Jamais se escandalizar. Jamais O deixar de amar. Aquecido ao
fogo. Na calada da noite. À distância - observava. E O negava. E chorava.
Lembram os retalhos de palavras alinhavados? Ou
continuamos a dormir sob pesado sono? Vamos despertar “o choro” da nossa
consciência.
Pois, se o “ressoar do galo” na fortaleza Antonia
ou “o cantar do galo” na casa do sumo sacerdote provocaram inquietações, não
podemos afirmar. O que não podemos negar é que Ele bate à porta. Chama-nos pelo
nome. Dá-nos a oportunidade de sermos novas criaturas. Basta apenas que
estejamos despertos.
Então, busquemos e perseveremos em segui-lO de
perto. Pedro, com certeza foi desperto. Pelo “cantar do galo”? Pela “trombeta”?
Pela própria consciência, jamais o saberemos. Mas é Pedro que vamos encontrar
ao lado do Mestre ressuscitado. É Pedro que nos dá grandes lições no derramar
do Espírito, independentemente do cantar do galo ou do ressoar da trombeta.
Referências:
BLOG
CARLOS AUGUSTO VAILATTI
ARTIGO
TEOLÓGICO CARLOS AUGUSTO VAILATTI
http://www.webartigos.com/artigos/a-sindrome-do-canto-do-galo/23586/
- pr Alexandre Augusto
http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_19037/artigo_sobre_a_s%C3%8Dndrome_do_canto_do_galo-
pr Alexandre Augusto
http://www.erdos.com.br/produto/132/1546/a-sindrome-do-canto-do-galo
- livro Elienai Cabral
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