terça-feira, 1 de maio de 2018

TIMIDEZ versus SENSATEZ


 por Inajá Martins de Almeida

Podemos pensar no estudo, sem degustá-lo, dedicar tempo à sua meditação. Quiçá afrontá-lo ao ponto de encontrar outros pontos além dos pontos do autor?

Sim podemos. Caso contrário estudo passa simplesmente a ser mera leitura, casual, que se perde no emaranhado de textos, em que o interesse primordial se torna apenas informativo.

Fora o caso neste domingo em que a timidez de Moisés, personagem bíblico que acostumado fôramos a enxergá-lo como libertador, intrépido, ousado, agora, ante o texto a estudar, vem se apresentar como tímido, covarde, embaraçado, ante a proposição imputada por Deus:

_ Moisés, Moisés...

_ Eis-me aqui...

Mediante essa premissa, abstraio alguns tópicos:

Curiosidade. No primeiro momento passo a perceber que a curiosidade invade o sentir daquele que adquirira por quarenta anos a sabedoria palaciana no Egito, ao ponto de ser preparado à sucessão do faraó. A leitura nos dá essa liberdade, não a todos, a alguns, de ir além da própria leitura.

Perplexidade. Maravilhado, tomado pelo êxtase ante a visão da chama que não se consumia no deserto, vai ao encontro do anjo que lhe aparece em meio a sarsa ardente.

Obediência. Retira a sandália, ante o lugar sagrado que se encontra ao mesmo tempo em que cobre seu rosto, “porque temia olhar para Deus”. Aquele que a ele se apresentava:

_ “O Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó.”

Entretanto, o que motivara o diálogo inflamado com Aquele que se apresentara como EU SOU. Aquele que vira a aflição dos cativos nas mãos dos opressores. Aquele que a Moisés escolhera:

_ “Vai, pois, eu te enviarei a Faraó, para que tires do Egito meu povo, os filhos de Israel.”

Novos desafios ante o texto. Vista de pontos que apontam novos pontos:

Incredulidade?
_ Qual é seu nome? O que lhes direi? Moisés refuta...

Baixa estima? Timidez?
 _ “Quem sou eu para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? A cena do assassinato ainda gritava dentro de si? A fuga?

Falta de visão?
 _ “Eu estarei contigo, e isto te será por sinal de que eu te enviei.” O cesto que o levara à irmã do faraó. O ser amamentado pela própria mãe, a mando da princesa egípcia. As mãos em que a tudo tocava e se agigantava aos olhos do faraó, ao ponto de vê-lo como seu sucessor? Faltava-lhe a visão das mãos imperiosas que o livrara do fio, em tenra idade, da espada da ira do inimigo insolente?

Desobediência – desacato a ordem
Moisés acostumado fora a dar ordens, jamais receber ordem. Fora criado dentro do palácio do Faraó e tinha plenos direitos sobre as pessoas do local. Afinal, tudo lhe era novidade. Agiríamos nós de forma diferente?

Timidez
Assim, o estudo na escola dominical nos encaminha outro tópico, a timidez.
 Recorro ao dicionário e ele me aponta para a classe gramatical substantivo feminino e conceitua como caráter de quem é tímido, inseguro, acanhado, inibido. Mas também traz outra característica marcante em que me apego mais detalhadamente – falta de coragem.

Ademais, qual seria o antônimo de timidez? E encontro a coragem, a intrepidez, a ousadia, o vigor, o destemor, a confiança, a bravura, a audácia, a vivacidade, mas também o aventureiro, o ostentoso, o soberano, o orgulhoso, o presunçoso.

Vou um pouco mais além e divago ao pensar na sensatez, antes mesmo de me ater aos pontos que envolvem o diálogo entre Moisés e Deus e no mesmo dicionário encontro a definição apontando para a qualidade do que é sensato, prudente, ponderado, discreto, possuidor de bom senso moral.

A partir de então já possuo subsídios para dissertar sobre os pontos que me tocaram fortemente o anseio pela busca de um texto, que venha formatar minha impressão sobre o tema tão significativo. E, ao analisar as palavras encontradas:

TIMIDEZ 

Opto por TÍMIDO, ACANHADO, INIBIDO. 
Aliás, penso que qualquer um de nós poderia manifestar essa atitude ante aquele que abrira o mar, que alimentara o povo no deserto, trouxera pragas ao poderoso faraó.

SENSATEZ 
Percebo também as palavras para sensato, qual seja prudente, discreto

Moisés que se intimidara ante a sarsa ardente, a ela chega de forma prudente, despe-se de todos seus pertences físicos, rende-se aquele local que lhe chama,  mas procura o bom senso, pois sabe que a ele a incumbência é a de voltar para o povo que está no deserto, contar o que se passou naquele local e imaginar que poucos acreditarão naquela história. 

Como irei identificar aquele que a mim falara?
Julgo que qualquer um de nós em situação similar, faria o mesmo ou não
   
Quanto a nós? Como administramos nossa timidez?  E nossa sensatez?

Ótimo estudo. Ótima reflexão, ao ponto de buscar esse entendimento neste momento.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...