segunda-feira, 19 de maio de 2014

LÍDER OU LIDERADO

por Inajá Martins de Almeida

  
Pedro é convocado à organização da ceia pascal. Jesus dá as coordenadas quanto ao local. Situações adversas ao costume se apresentam:

- Siga um homem com cântaro na cabeça...

Estranho! Atribuição esta especificamente às mulheres – cultura daquela época. O que se pode concluir?...

Quais os sinais que fazem com que um líder venha influenciar pessoas, grupos, multidões ao ponto de se deixar liderarem? Qual a motivação dos liderados? Qual a missão da tarefa proposta? Qual o papel da figura do líder?

Homens. Um a um convocados foram a caminhar. A seguirem um plano. Abandonarem costumes familiares, religiosos, sociais por um novo projeto que transformaria, a partir daquele momento, a vida daqueles no presente e de multidão imensurável futuro afora. Um a um, doze agregaram-se e por três anos juntos caminharam. Plenos conhecimentos tinham de que a missão era seguir aquele que os convocara. E o seguiam.

Motivação possivelmente não lhes faltava, ainda que inusitado argumento a cada qual fora apresentado.

- Pedro, a partir de agora serás pescador de almas... Cuidará e apascentará minhas ovelhas!...

Como nos comportaríamos ante uma palavra que poderia comprometer nossa vida pregressa, nosso presente e nosso futuro?

Que argumento convincente.

Percebe-se na atualidade a palavra de ordem: - líder – liderança – liderados. Quantos, entretanto, o serem líderes? Quantos almejam a liderança. Em contrapartida, qual o comportamento dos liderados.

Jesus passava... Grande multidão o seguia... Tinha Ele a liderança? Preocupava-se com a tal, como hoje nos preocupamos?

Mulheres ocupam cada vez mais cargos de comando. Mas, como se reportam os homens, tidos como “cabeças”? E o “sexo frágil” como responde? Percebe-se tranquila conivência com as inversões de papéis, nos lares, nas escolas, nas empresas, na administração pública? Entretanto, o que pensamos nós mulheres! O que pensam os homens!

A prática demonstra que nas empresas, muitos homens não respondem ao comando feminino. Quantos se demissionam. Nos lares, mulheres chegam a perder a vida – quantas. Nas igrejas, inexpressiva presença feminina nas posições de liderança. Poucas pastoras, missionárias. Enfim... Quantos valores ocupam bastidores, quando poderiam em muito contribuir estando no palco.

Bem... Vamos seguir.  Se líderes ou liderados, pouco importa. Homens ou mulheres. O que realmente faz a diferença é o Caminho que a nós fora apresentado e aberto a todos quantos estejam predispostos a caminhar.

Se liderando ou liderado seguindo àquele que disse:

- Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida e ninguém vai ao Pai senão através de mim. 

__________________________

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...