quarta-feira, 30 de outubro de 2024

PRIMEIRO MISSIONÁRIO DESIGNADO POR JESUS


Em tempos modernos, muitos são os missionários que percorrem o mundo, levando a palavra aos mais remotos lugares. Homens e mulheres que conhecem a Palavra. Homens e mulheres sabedores de que somente existe um Caminho que nos leva ao Pai, uma Verdade, que nos dá a vida em abundância, quando nos entregamos.

Ademais, as Escrituras nos dizem que Jesus passava e grande multidão o seguia, assim nossa imaginação percorre o ambiente a buscar alguém preparado para a missão; alguém que se pré dispõe a largar tudo e seguir o caminho estabelecido para o trabalho à campo. 

Mas, não foi assim que aconteceu. 

Jesus era homem dos impossíveis, dos encontros mais inusitados, que acalmava mar bravio, multiplicava pães, transformava água em vinho, curava enfermos, endemoninhados. Seu olhar alcançava os que O buscavam, os que sofriam, os que clamavam.  

Assim é que, certo dia, desce do barco e caminha, quando"... dos sepulcros, veio ao seu encontro um homem possesso de espíritos imundos... de longe viu Jesus e o adorou, exclamando em alto voz: que tenho eu contigo, Jesus, Filho de Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes!"

Legião era seu nome - muitos espíritos malignos - à qual, é prontamente enviada à manada de porcos que por ali pastava, caindo num precipício e se afogando, ao simples comando de Jesus.

O homem, que suplicava não ser atormentado, agora, liberto do mal que o afligia por anos, suplica então a Jesus que o possa acompanhar, ao que não é permitido, ao contrário, a sua incumbência agora era outra. Sua missão era anunciar a maravilha que ocorrera naquele local. O retorno a casa lhe era favorável. Os seus deveriam saber o que lhe acontecera...

"Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti. Então ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam". (MC 5:1-24)

Supõe-se então que ali não era seu lugar. E por que retornar à casa?

Seria Jesus diferente em dias atuais?

E nós... 

Quantos, se encontram perdidos, possessos, longe de suas casas, quem sabe até, almejando esse encontro.

Jesus encontrou um homem possuído, preso em grilhões e cadeias, as quais foram quebradas e despedaçadas, quando em alta voz clama ao Filho do Deus Altíssimo e prontamente é atendido.

Sem dúvida, Jesus é o mesmo ontem e hoje. Ele não muda. Portanto nosso clamor jamais deixará de ser atendido. Nossos grilhões quebrados. Nossas cadeias abertas. Jesus nos libertou. 

E nós... Seria diferente?

Assim como o homem liberto dos seus grilhões, que estas palavras possam atingir lugares incontáveis. Que outras legiões possam ser lançadas ao mar ao som de uma palavra. Que a missão de anunciar os feitos do passado, possa se expandir a tantos quantos missionários clamarem pelo Filho do Deus Altíssimo - Jesus.


Texto de Inajá Martins de Almeida, a partir do Livro de Marcos cap.5, versículos 1 à 24  

   

 


 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...